Aposentadoria do Windows XP

O suporte padrão da Microsoft ao Windows XP se encerrou ontem (terça-feira). Buscando novos usuários para o fracassado Vista e de olho no Windows 7, as correções de segurança do XP estarão disponíveis gratuitamente, até 8 de abril de 2014.

O Windows XP foi o sistema operacional de maior sucesso da história da Microsoft por sua estabilidade em relação as versões anteriores e pelo design mais leve e agradável.

A famosa imagem de plano de fundo da colina verdejante ainda será lembrada por muitos anos. Ao contar a um amigo sobre o fim do suporte ao XP, ele afirmou que gostaria de um dia visitar aquela verdejante colina do plano de fundo do XP antes de um dia bater as botas.

xp-modificadoA verdejante colina do XP (Clique para ampliar)

Caso você também possua o sonho de conhecer e passear pelo lugar, talvez tenha que enfrentar algum furioso vinicultor nos EUA. A verdadeira colina, inspiração para a imagem, fica na região sudeste de Sonoma County, na Califórnia.

A imagem é na verdade uma plantação de uvas ao lado de uma rodovia, que muda suas cores de acordo com a estação do ano, mas que infelizmente nunca fica tão verdinha como na imagem do XP. A imagem foi tirada na época pouco antes do lançamento do XP e modificada por uma empresa de design, onde foi comprada pela Microsoft e acrescentada no tema “Luna” do XP.

xp-original2A verdadeira colina do XP (Clique para ampliar)

Utilizando o Google Street View, é possível ver o local exato de onde a famosa foto foi tirada. Quem disse que informática não tem histórias para contar? :D

15, Abril 2009 by Plínio Torres

HD dúvidas e dicas gerais



Você conhece o seu HD (hard disk ou disco rígido) e sabe como cuidar bem dele? Abaixo estão algumas perguntas pertinentes ao bom funcionamento do cérebro do nosso amigo computador.
Formatar o HD várias vezes pode danificá-lo?
Não, formatar o disco rígido não reduz a sua vida útil. As agulhas de escrita e leitura não tocam a superfície dos pratos, e, por isso, só ocorrerão danos se houver um choque violento entre estes dois componentes. Formatar o disco rígido é praticamente o mesmo procedimento feito ao acessar um arquivo no micro.
Formatar o HD desgasta a agulha?
A formatação do HD é feita de forma contínua. Isso significa que ela é feita seguindo uma ordem: setor 500, setor 501, setor 502, etc. Há um movimento muito pequeno das agulhas durante a formatação, portanto formatar o hd não causa um desgaste além do habitual.
Desfragmentar o HD causa danos na agulha?
Não. Desfragmentar o HD envolve muita procura, já que o HD reorganiza os dados de maneira contínua. Isto permite que as agulhas de escrita e leitura possam ler grandes quantidades de dados sem procurar por todos os pratos.Após a desfragmentação, o HD não precisa mais procurar pelos dados. Isto reduz a necessidade de movimentação constante da agulha e aumenta bastante a performance de leitura e escrita.
Pode-se dizer que desfragmentar o HD desgastaria as agulhas, mas na verdade, desfragmentar o HD reduz a necessidade de movimentação constante da agulha por todos os pratos, e isso reduz o desgaste das agulhas. Sendo assim, o esforço que as agulhas fazem naquele período de tempo é recompensado depois.
Se o HD possui bad sectors, formatá-lo poderá revelar o aparecimento de mais bad sectors?
Primeiramente, o que é um bad sector? Um bad sector ou setor defeituoso é um pequeno pedaço do disco rígido que não pode ser utilizado devido a um dano permanente causado por alguma batida ou falha física naquele setor.
Voltando a pergunta, a resposta é sim. Se o HD possui bad sectors, então certamente o número de bad sectors aumentará com o passar do tempo. A razão pela qual formatar aumenta o número de bad sectors deve-se ao fato de que quando o HD é formatado, revelam-se novos bad sectors que já existiam antes da formatação. Quando o HD é formatado, a ferramenta de formatação procura e revela os novos bad sectors. Então, formatar não aumentará o número de bad sectors, apenas mostrará o que já existem.
Encher demais o HD, pode estragá-lo?
Na verdade não. O que ocorre é que o HD trabalha continuamente, então o que determina o seu desgaste não é a quantidade de arquivos, mas o número de vezes que ele precisa repetidamente ler e escrever nos setores. Sendo assim, quanto mais arquivos sendo copiados e apagados, maior movimentação dos componentes e maiores possibilidades de falhas.
Pergunta clássica: O HD muito cheio torna o computador mais lento?
Sim e não. Sim, porque com o HD muito cheio, os arquivos ficam mais espalhados pelo disco e isso faz com que o processo de leitura e escrita dos mesmos se torne mais lento, tornando o computador mais lerdo ao manipular arquivos. Este problema é facilmente solucionado realizando uma periódica desfragmentação. Não, porque ao contrário do que algumas pessoas pensam, o espaço em disco de um HD não possui nenhuma relação com a memória de trabalho (RAM) do computador. Os arquivos armazenados no HD ficam em standby (espera) no mesmo até que sejam requisitados, enquanto isso, não ocupam espaço na memória RAM e por isso, não tornam o computador mais lento.
Um bom exemplo para se entender este processo é compará-lo a uma biblioteca. Os livros (arquivos) ficam guardados nas prateleiras (HD) e no centro existe uma mesa (memória RAM) onde eles podem ser abertos e lidos . A mesa possui um tamanho limitado, onde apenas alguns livros podem ser abertos e lidos ao mesmo tempo. Então, enquanto alguns livros são consultados na mesa, o restante permanece nas prateleiras.
Falta de energia ou desligar o micro bruscamente danifica o HD?
Não. Quando não existe energia suficiente os voice coil (peça que prende o braço das agulhas) para as agulhas automaticamente, e por isso, não há risco das agulhas baterem nos pratos causando bad sectors.
Fontes de energia de baixa qualidade danificam lentamente o HD?
Se a fonte queimar e mandar um pico de corrente para o HD, o HD simplesmente queimará. Se a fonte for ruim e não prover energia suficiente, o HD não irá funcionar corretamente ou simplesmente não irá funcionar.
Porque o HD às vezes liga e desliga, causando erros como a famosa tela azul?
Se houver uma queda de energia ou se não houver energia suficiente para alimentar o HD, ele desliga causando um crash. Mesmo que a energia volte, o HD não irá voltar a funcionar corretamente, é preciso reiniciar o sistema. O ato do HD desligar e ligar aleatoriamente é na verdade um sintoma do processo de recalibração do HD.
Porque o meu HD faz barulhos parecidos com estalos?
Isto pode ser tanto um sintoma da recalibração térmica do HD, como também o barulho de batidas da agulha nos pratos, ou seja, problemas à vista neste caso.
O braço da agulha pode pifar com o uso excessivo do HD?
Atualmente o braço da agulha não é movimentado por nenhum tipo de motor. Nos HDs antigões sim, o braço era movido por um motor que poderia queimar com o uso excessivo. Mas atualmente os braços usam um sistema eletromagnético que move as agulhas.
O HD fica em funcionamento o tempo todo?
Na verdade, os pratos giram o tempo todo, a menos que seja selecionado um perfil de redução do consumo de energia após um tempo sem usá-lo.
É recomendado adotar um perfil de desligamento do HD quando ele não estiver em uso?
Os pratos começam a girar quando o sistema é iniciado e ficam girando o tempo todo. O ato de começar a girar é o mais desgastante para o motor. Manter a velocidade do giro requer bem menos esforço. Então, se os pratos pararem de girar e você precisar ler/escrever alguma coisa, o HD precisará retomar a velocidade de trabalho antes que possa ler/escrever. Portanto, desconsiderando o fator de economia de energia, é melhor manter o HD funcionando o tempo todo para uma melhor performance, reduzindo o desgaste do motor de giro.
Setores defeituosos podem ser reparados por formatação ou algum software?
Um bad sector é um setor que não pode ser escrito ou lido de maneira correta. Deve-se a problemas de arquivos corrompidos ou danos físicos. Setores defeituosos não podem ser corrigidos por nenhum software, nem por formatação. Eles podem ser inutilizados (escondidos) ou substituídos por setores bons de reserva que existem em todos os discos, através de uma formatação de baixo nível. Porém, existem empresas no mercado que recuperam setores defeituosos por meios físicos, mas devido ao alto custo não vale a pena.
Setores defeituosos são apagados (desabilitados) ao formatar o HD?
Sim, entretanto, a performance diminui porque as agulhas têm que procurar pelos setores reservas. O número de setores reservas é limitado. Setores defeituosos são um sinal de que há alguma coisa errada com o HD. Mesmo que tenha sido devido a uma única batida da agulha, pode ter deixado restos de fragmentação nos pratos ou uma cabeça danificada. As partículas podem causar arranhões e ou erosão em outras partes do disco e uma cabeça danificada pode perder sua aerodinâmica e ficar mais vulnerável a problemas futuros.
E formatação física?
A formatação de baixo nível ou física não deve ser feita nos discos atuais, onde em muitos casos nem é permitida pelos discos. Os discos atuais fazem a realocação de setores danificados automaticamente. Em último caso, utilize as ferramentas de análise e formatação disponibilizadas pelo próprio fabricante do HD em seu site.
Formatar o HD periodicamente aumenta a sua performance?
Não. Se você perceber uma redução significativa de performance no HD após alguns meses de uso, deve-se ao fato de que os dados armazenados se tornaram tão fragmentados, que as cabeças tem que procurar por todo o disco ao ler/escrever os dados. Tente desfragmentar o HD ao invés de formatá-lo.
O HD pode ser instalado ou formatado em qualquer posição?
Sim, horizontal, vertical, cabeça pra baixo, papai e mamãe, etc. Os HD’s trabalham em qualquer posição, não é necessário reformatá-lo para trocar de posição, seja ela qual for. Em discos muito antigos era aconselhável uma formatação de baixo nível se mudassemos a posição do disco de vertical para horizontal devido a uma possível falha no alinhamento das cabeças com as pistas devido à força da gravidade.
De qualquer forma, evite instalar o HD de cabeça para baixo no micro, pois o disco foi desenhado para ter zonas mais frias que outras. Se você tocar em um HD que acabou de ser usado, é possível verificar que a parte de baixo está mais fria que a temperatura da parte de cima. Ao ser montado de cabeça para baixo, estamos expondo as zonas que deveriam estar na área fria (parte de baixo) às correntes quentes dentro da máquina (parte de cima). Isso certamente não causará nenhum dano ao HD, mas, prevenir é melhor do que remediar.
Movimentar muito o notebook durante o uso pode estragar o HD?
Sim, apesar dos HDs de dispositivos portáteis serem desenvolvidos para evitar esse tipo de problema, eles não são feitos para permitir toda essa movimentação. Um arranco mais forte no portátil durante o uso pode deslocar a agulha por até imperceptíveis 3 graus, causando uma oscilação no movimento e um risco na superfície do disco pela agulha que pode comprometer o HD naquele respectivo setor.
Quando o notebook é desligado, o HD ainda permanece girando por pelo menos 30 segundos devido a força cinética acumulada com o “embalo” do giro. Ao causar um movimento brusco como guardá-lo dentro de uma pasta, você pode causar um arranhão na superfície do disco. Aguarde alguns segundos após desligá-lo antes de carregá-lo.
Esse movimento excessivo também interfere na força giroscópica de rotação do motor, gerando uma tensão extra nos rolamentos e diminuindo drasticamente o tempo de vida útil do disco.
Siga as dicas e aumente a vida útil do seu HD. Afinal de contas, ele carrega sozinho todas as suas fotos, joguinhos, videos informações mais importantes.
By Plinio Torres

Oceanos ameaçados de Morte


Produtividade

A base da vida em nosso planeta é a incidência da energia solar sobre os oceanos, criando condições para a fotossíntese se realizar através do fitoplâncton, primeiro elo da cadeia alimentar. Dados levantados pela Universidade de Harvard demonstram que 20% da produção vegetal dos oceanos se concentra em 9,9% da área localizada sobre a plataforma continental (zonas litorâneas e costeiras). Nessas regiões de interação com a terra estão as áreas marinhas mais férteis. As águas salobras dos estuários dos rios, mangues, lagoas e banhados salgados têm uma produtividade de matéria orgânica por metro quadrado maior do que qualquer outro habitat do planeta. A região costeira é a verdadeira fonte de nutrientes dos oceanos. Quanto mais nos afastamos da costa, menos comida estará disponível para a manutenção da vida __ o meio dos oceanos pode ser descrito como um “deserto biológico”. Dados da FAO (Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) indicam que 90% da pesca comercial marinha se dá na chamada zona nerítica (a terça parte dos oceanos que fica próximo da terra). Os estuários, mangues e as terras alagáveis, devido a sua extrema abundância de alimentos, são os berçários de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos. Cerca de dois terços de todas as espécies comerciais de peixes passam as primeiras etapas de suas vidas nessas águas, antes de migrarem para as regiões mais afastadas.

Destruição

A poluição dos oceanos e mares é um problema localizado em escala global, pois a introdução de poluentes é normalmente pontual __ estão restritos às zonas costeiras que são utilizadas pelo homem em suas atividades. Apesar de sua importância estratégica para a vida nos mares e a sobrevivência da humanidade, as áreas costeiras são as mais afetadas por cargas poluidoras originárias dos continentes: esgotos domésticos e industriais, pesticidas agrícolas, resíduos tóxicos de lavagens de porões de navios e de mineração, derramamentos de petróleo, lançamento de lixo e diversas outras formas. Sem falar na destruição de mangues e áreas costeiras, aterrados para a construção de empreendimentos imobiliários. O homem ainda não conseguiu poluir todos os oceanos, já que os utiliza mais como meio de transporte. No entanto, como os processos vitais dos mares estão em grande parte concentrados nas águas costeiras, que concentram maior atividade biológica, quaisquer pertubações nestas regiões acabam causando um efeito desmedido em todo os oceanos.

Esgotamento

Essas conseqüências já estão se manisfestando com a tendência de queda de capturas na pesca comercial, indicando esgotamento da maioria das áreas pesqueiras. Dados da FAO revelam que entre as décadas de 50 e 70 a pesca cresceu a uma taxa de 6% ao ano, contra apenas 2,3% nas duas últimas décadas __ incluindo a aquacultura __ após atingir um pico de 86 milhões de toneladas de pescado em 1989. Onze das quinze maiores áreas de pesca do mundo estão em declínio acentuado. A captura nos mares peruanos, um dos mais produtivos do mundo, despencou de 12 para 2 toneladas em um período de apenas três anos. O esforço de pesca exagerado em relação à disponibilidade de peixes __ modernização dos equipamentos e aumento no número e tamanho dos barcos, aumentando a capacidade para capturar cardumes em mar aberto __ e a exploração descontrolada dos recursos marinhos estão colocando no limite ou ultrapassando a capacidade de renovação da fauna e da flora dos mares. Além de ter-se hoje uma pesca tão sofisticada a ponto de não dar ao peixe a mínima chance de escapar ao cerco, há um excesso de barcos pesqueiros em relação ao potencial de captura disponível. Cerca de 69% das principais espécies de peixes comerciais estão com seus estoques naturais escasseando. Na última década, as populações de algumas espécies de tubarões pescadas em todos os oceanos, já foram reduzidas em 80%. O volume pescado de bacalhau do Atlântico caiu 69% entre 1968 e 1992. A pesca no Mar do Norte corre o sério risco de entrar em colapso. A exploração das 14 principais espécies de esturjão (que produzem 90% do caviar mundial), encontradas nos mares Cáspio e Negro, já chegou ao seu limite.

“Pulmão do mundo”

Além de representar uma fonte particularmente importante de alimentos __ respondem por 16% da oferta de proteína animal em todo o mundo __, sem falar nas riquezas depositadas em seu leito (há mais petróleo nas bacias sedimentares da região de Campos, no estado do Rio, do que em todo o território nacional) e nas substâncias extraídas dos organismos marinhos, utilizadas na produção de remédios, cosméticos e diversos produtos industrializados, os oceanos são os maiores produtores de oxigênio e consumidores de gás carbônico do planeta. São, eles sim, o verdadeiro “pulmão do mundo”, ao contrário do que se propaga sobre a Amazônia. O mecanismo de absorção do CO2 faz com que o gás carbônico __ um dos principais agentes do efeito estufa __ absorvido pelo fitoplâncton se precipite para as grandes profundidades, demorando séculos para retornar à atmosfera. Assim, as massas oceânicas exercem um mecanismo fundamental no controle de um processo que, se alterado drasticamente, pode representar o maior desastre ambiental da história da humanidade. As estimativas são de que os oceanos e mares contenham mais de 20 vezes a quantidade de CO2 em comparação com todas as florestas e outras biomassas terrestres. Investigado pelo homem desde os tempos remotos, os oceanos não esgotaram seus mistérios. O descaso e, na maior parte das vezes o desconhecimento, fazem com que o berço de onde a vida se originou esteja, agora, seriamente ameaçado pela morte.

Texto de Marcelo Szpilman*