Feliz 2010 !!!


A todos que acompanham o Blog, desejo um feliz 2010, com muita paz, saúde, alegrias e acima de tudo sempre com Jesus na sua vida !!!

Fazendo backup dos programas no Ubuntu

Por Eric Costa

Manter uma relação dos programas instalados facilita reinstalações, backups e padronizações
Depois de mexer no Ubuntu e instalar todos os seus programas
favoritos, você pode guardar a lista de aplicativos para facilitar reinstalações do sistema, fazer backup ou manter os mesmos pacotes em uma rede de máquinas. Fazer isso no Synaptic é bem simples. Acesse Arquivo > Salvar Marcações Como. Digite um nome para o arquivo e pronto. Para instalar os mesmos aplicativos, acesse, no Synaptic, Arquivo > Ler Marcações e escolha o arquivo gravado, pressionando, em seguida, o botão Aplicar.



>>Baixe o Ubuntu 9.04 no Downloads INFO.
Fonte Info dicas

Conhecendo o Linux

Em sua essência, Linux, na verdade, é apenas o nome do kernel de um sistema operacional criado por Linus Torvalds. Como seu uso é livre (qualquer um pode usar e/ou alterar o código-fonte) muitas organizações "juntaram" esse kernel com uma gama de pacotes de software de maneira a formar um sistema operacional com funcionalidades relevantes ao usuário. A cada combinação do kernel com pacotes de software, dá-se o nome de distribuição e todas possuem características implementadas pela organização que a montou. Como cada organização trabalha com filosofias e objetivos diferentes, a montagem de uma distribuição é baseada nestes aspectos. Assim, existem distribuições para os mais diversos fins. Hoje em dia, um usuário experiente é capaz de montar sua própria distribuição, adicionando as funcionalidades que desejar.
Enfim, Linux é um sistema operacional livre, gratuito, fácil, seguro e completo, repletos de aplicativos excelentes que você pode perfeitamente usar no seu Micro computador, com as mesmas facilidades encontradas em outro sistema.

Use, Navegue e Experimente o Linux sem instalação.

Já existe há um certo tempo o LIVE CD, Trata-se de distribuições completas que rodam diretamente do CD sem ser preciso instalá-lo no computador. Assim, esse tipo de distribuição é ótimo para iniciantes experimentarem o Linux. A distro com Live CD mais conhecida e divulgada no Brasil é o Kurumin Linux, criado por Carlos E. Morimoto, responsável pelo site Guia do Hardware. Essa distribuição fez (e faz) um enorme sucesso porque é de fácil manipulação e vem com um pacote de softwares e funcionalidades interessantes, sendo uma excelente opção para quem quer iniciar no mundo do Linux. Alguns usuários gostam tanto desta distribuição que acabam instalando-a no computador. Muitos começaram com o Kurumin e depois passaram para outras distribuições ao se sentirem mais seguras. O Kurumim é também bastante conhecido na Europa, e é encontrado até mesmo em sites “Underground”.
Os lives CDS estão também presentes nas distros: Ubuntu, Suse, Mandriva, Dream Linux, Mint, Geubuntu, Fedora e uma pequena distro com 50MB denominada DamnSmall Linux, entre tantas outras.
Caso o usuário goste do sistema, basta clicar em um ícone para dar inicio a instalação preservando ou não o Windows.

Como posso usar o Linux?

Da mesma forma do que no Windows, você pode navegar, cria paginas, programar, criar um servidor, fazer downloads, ouvir radio, ripar musicas, acessar o seu msn, orkut, baixar fotos, ver vídeos, editar o seu Blog,usar planilhas, criar apresentações, baixar torrents, compartilhar arquivos, editar imagens, instalar programas, gravar cds e dvds, enfim tudo que você faz no Windows pode ser feito também no Linux.

Posso usar ambos no mesmo computador?

Sim é possível, basta ter espaço no hd, inclusive no Linux você tem acesso a partição Windows. Para instalar o Linux em um computador com o Windows já instalado, Basta criar uma nova partição, esta partição pode criada antes, ainda dentro do Windows ou através do particionador do Linux, em algumas distribuições tudo é feito automaticamente.

Linux é muito complicado?

Não, Um sistema que hoje para instalar um programa basta clicar em Instalar não pode ser complicado, As distros de hoje trazem modernas e inovadoras interfaces gráficas, chamados de gerenciadores de janelas ou Windows manager, as principais e mais usadas são o KDE, Gnome e XFCE, Onde como no Windows você manipula seus diretórios, cria e modifica temas, ícones e fundo de tela, até mesmo as fontes principais do Windows você poderá instalar no seu Linux. Tudo isso é feito tão somente com o clique do mouse.

Como instalo programas no Linux?

Um grande numero de aplicativos disponíveis para Windows também trazem versões para Linux, outros programas com qualidade igual ou superior poderão ser instalados simplesmente clicando sobre o pacote baixado, ou ainda através dos gerenciadores de pacotes de cada distribuição. Nas principais distros o gerenciador de pacote é representado por uma interface gráfica chamada Synaptic, que já trazem centenas de programas pré-configurados, bastando clicar sobre eles e pedir a instalação. Outro fator importante é que os programas são gratuitos, raramente encontro um shareware ou demo.

O Linux é muito difícil de instalar?

Não, o único trabalho pesado é que você tem que colocar o CD ou DVD no driver, reiniciar o micro, escolher a linguagem, dar um nome pro seu micro e criar uma senha de usuário do sistema. A instalação mesmo em maquinas com pouco recurso é bastante rápida em comparação com o Windows.

Quais programas eu tenho que instalar no Linux?

Após ter seu Linux instalado, você praticamente não precisa instalar mais nada, mude a cor ou plano de fundo, adicione alguns ícones e comece a usar,
Todas distros trazem os programas essenciais como navegadores, gerenciadores de E-mail, programas gráficos, multimídia, mensageiros instantâneos, editores de html, gerenciadores e manipuladores de vídeo, imagens, áudio, streaming, codecs e os plugins do java, games diversos e programas educacionais.
E tudo isto sem se preocupar com vírus, trojans, malwares e outras pragas virtuais..


O Linux é seguro?

Sim, não só é seguro como bastante estável, quase não surge aplicativos travados, e os ataques por vírus são praticamente inexistentes. O que pode acontecer é que com o grande crescimento do Linux, possam surgir vírus, porem não terá efeito devastador como no Windows, porque as distribuições são bastante diversificadas, e mesmo que isso ocorra, os desenvolvedores de Linux saberão como se defender. Algumas distros já trazem protetores de Firewall e outras como a Xandros trazem até uma enorme central de segurança.

No Linux eu tenho o Office?

Na verdade, as maiorias das distribuições Linux já possuem toda a suíte de escritório instalada e gratuita. Geralmente na maioria o OPEN OFFICE vem como padrão, existe outras suítes, editores de texto como o Abiword, Há também leitor de pdf e o próprio Adobe Reader que pode ser instalado. Com certeza você poderá editar textos, planilhas e apresentações de graça com o Open Office e seus derivados! Os arquivos do Office podem ser abertos também pelo Microsoft Office e vice versa. Caso queira há os emuladores como o Wine e o Crossover que serve para rodar aplicativos Windows no Linux.
Há ainda os aplicativos profissionais de banco de dados, de servidor web, de acesso remoto seguro com criptografia forte, de interação com rede Windows.

Qual é a relação Custo/benefício?

Bem o Linux é totalmente gratuito, Caso você tenha uma micro-empresa e prefira optar por não pagar licenças para usar o Windows e mais uma suíte Office, somente em uma maquina a economia será grandiosa. Imagine em 500 micros. E os benefícios serão os mesmos.
Um exemplo: A prefeitura do Rio de Janeiro instalou em sua rede municipal de ensino os micros da Itautec, todos com Linux Librix.

Há documentação suficiente?

Embora muitos Sites e Blogs relacionados com Linux, geralmente mostram como fazer determinadas tarefas ou configurações, somente através de linhas de comando e isso assusta e afasta o usuário interessado, Porem as principais distribuições mantêm um acervo farto de apostilas, vídeos e tutoriais, mas raramente você vá precisar deles.

Qual distro devo usar?

Se você adquiriu um micro popular, É provável que a distribuição nele instalado vá atender suas necessidades, com o tempo você irá adquirir novos conhecimentos e certamente irá se apaixonar por outra distribuição.


Aprenda mais com eles:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070608.php
http://www.infowester.com/linuxpramim.php

Ashampoo Burning Studio

Uma boa alternativa ao Nero é o Ashampoo Burning Studio 2009. O programa é gratuito e é solicitado apenas um breve registro para obtenção de uma chave de acesso. Ele grava cds (áudio e dados), dvds, faz extração de aúdio, cria VCDs e imagens, faz cópias de segurança e é compatível com o formato Blu-Ray.

Baixe o aplicativo, instale o programa e solicite sua senha. Você receberá uma confirmação por email com um link. Clique nele e faça o seu cadastro. Aguarde a chegada da senha por email.

Agora abra o programa, clique em ajuda e depois em registrar. Coloque sua senha e pronto!

10 programas gratuitos para você usar em seu notebook

Existem vários programas gratuitos que podem facilitar a vida de usuários de notebooks e ajudam a manter os dados mais seguros. Confira 10 programas gratuitos para você sincronizar e criptografar seus dados, conectar em pontos de acesso Wi-Fi públicos com segurança, visualizar a carga da bateria e muito mais.


BatteryBar

BatteryBar é uma boa alternativa aos medidores de bateria padrão. Ele é um utilitário que monitora e exibe informações detalhadas da bateria do seu notebook na barra de tarefas do Windows.

BatteryBar mantém o histórico de como a bateria está sendo usada em seu notebook. Essa informação é utilizada para calcular uma estimativa precisa do tempo de carga que ainda resta em sua bateria. Quanto mais você usa o programa mais precisa será a estimativa.

F.lux

F.lux é um pequeno programa gratuito que ajusta automaticamente a temperatura da cor do monitor de acordo com o horário do dia (mais quente a noite e mais fria durante o dia). Ele usa um gráfico para determinar a luminosidade necessária durante cada hora do dia e ajusta automaticamente a intensidade de luz ideal para o monitor naquele horário do dia.

TrayStatus

Se o seu notebook não tem a luz de identificação do Caps Lock e Num Lock, você pode usar o pequeno utilitário gratuito TrayStatus. Ele cria ícones na bandeja do sistema que lhe permitem visualizar rapidamente o status do Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock.

Quick Config

Se você utiliza seu notebook em vários locais, é provável que você precise alterar várias vezes ao dia a configuração de rede, impressora padrão e outras coisas do tipo. Quick Config é uma conveniente ferramenta gratuita que lhe permite criar diferentes perfis. Dessa forma você pode trocar todas as configurações com apenas um clique.

Dropbox

A maior parte dos usuários de notebooks tem um PC em casa ou no escritório. Dropbox é um software gratuito que sincroniza seus arquivos online e através de seus computadores. Isso permite que você tenha sempre uma cópia atualizada de seus dados em todos os computadores que utiliza. Portanto se seu notebook for roubado, pelo menos seus dados importantes estarão a salvo.

HotSpot Shield

Quando você usa o ponto de acesso Wi-Fi de um aeroporto, hotel e outros locais, os dados enviados através da rede sem fio podem ser capturados. Hotspot Shield é um programa gratuito que cria uma rede virtual privada (VPN) entre seu notebook e o ponto de acesso Wi-Fi.

Isso deixa sua navegação privada, anônima e criptografada. Então mesmo que alguém captures os dados, não conseguirá ler as informações.

TrueCrypt

Criptografar os dados em um notebook é essencial, pois em caso de perda ou roubo do notebook, seus dados estarão “teoricamente” invioláveis. TrueCrypt é um excelente programa de criptografia que lhe permite criar um disco criptografado que trabalha como um disco rígido normal. Ideal para você armazenar dados sensíveis.

LAlarm

Falando em segurança, LAlarm é um programa gratuito que tenta lhe ajudar a prevenir o roubo de seu notebook, ele conta com diferentes tipos de alarmes que tentam detectar quando alguém tenta levar seu notebook durante um momento de distração seu.

Prev

Continuando na área de segurança, Prev é um programa que pode lhe ajudar a recuperar seu notebook roubado. Ele é capaz de enviar informações sobre a localização do notebook e até mesmo uma foto do ladrão, caso seu notebook tenha uma webcam embutida.

PC Decrapifier

A maioiria dos computadores novos, seja um desktop ou notebook vem com vários softwares instalados de fábrica que você nem mesmo precisa. Utilizando o PC Decrapifier você pode remover todos esses softwares de uma única vez.

ENTENDENDO A NOMENCLATURA DA FAMÍLIA DE PROCESSADORES CORE DA INTEL

Frequentemente encontro com usuários e até mesmo alguns “técnicos” que se embolam na salada de modelos de processadores que temos no mercado. E uma das perguntas mais comuns que se repetem em fóruns é: “Qual a diferença de dual core pra core duo?”.

A resposta é simples: a expressão “dual core”, traduzindo, significa literalmente todo e qualquer processador que tenha dois núcleos em seu interior. Enquanto Core Duo é o nome da família de processadores (marca) da Intel.

A tendência dos processadores é aumentar o número de núcleos (cores) que possuem, e nada mais inteligente da equipe de marketing da Intel do que colocar a palavra CORE na nomenclatura de seus processadores, forçando na cabeça a associação da palavra com seu produto.

“Tá, mas e aí? Qual processador eu devo comprar?” – É a pergunta que muitos se fazem na hora de adquirir um microcomputador Intel.

Vamos então conhecer toda a família de processadores Intel que carregam a tecnologia CORE, para assim acabar com as dúvidas e confusões.

De acordo com o próprio site da Intel, podemos dividir as características de seus processadores nos seguintes itens:

  1. Número do Processador: Nada mais é do que o nome do modelo do processador.
  2. Núcleos: Os processadores multi-core são chips individuais que contêm dois ou mais processadores distintos ou núcleos de execução distintos no mesmo circuito integrado. Embora independentes cada núcleo pode trabalhar separadamente ou em conjunto para realizar uma tarefa grande.
    Os desenvolvedores de software dividem seus códigos de programa (conhecidos como processos) e executam cada parte simultaneamente pelo núcleo de processador que estiver mais disponível. Mais e mais, os desenvolvedores de software passam a depender das tecnologias Intel® quad-core e dual-core para que seus programas de multiprocessos possam realizar mais tarefas simultaneamente produzindo resultados mais rápidos e mais eficientes.
  3. Velocidade do clock: A maneira mais simples de compreender a velocidade de clock é imaginar um cronômetro esportivo que mede voltas. A pergunta então é, onde é usado o cronômetro esportivo: numa piscina olímpica, em uma corrida de autos ou numa pista de corrida?
    Como um cronômetro esportivo, a velocidade de clock mede o quão rápido o processador executa uma atividade. Mas, que atividade?
    Só depende de você; de como você usa seu computador? Você vai filmar seu filho com a sua nova câmara de alta definição? Então procure um teste de referência (benchmark) que lhe dê a velocidade de clock do processador executando um programa de mídia intensiva. Você vai fazer retoque de fotografias? Procure saber como o processador foi testado com software de fotos que você gostaria de usar.
    Dica! Sim, essas medidas estão disponíveis. Essas taxas são apresentadas em gigahertz (GHz), o que significa um bilhão de ciclos por segundo.
    Mas os números não contam a história inteira. A forma como você usa seu processador é aquilo que você quer descobrir. Afinal, você não gostaria de comparar uma volta da piscina do centro de recreação com uma corrida de grande prix, certo?
  4. Barramento Frontal: Também conhecido como FSB (Front-Side-Bus), Imagine a RAM do seu computador como uma cidade, e a CPU como outra cidade. Entre elas há uma estrada: o barramento frontal. Quando você faz cálculos, desenvolve gráficos, qualquer coisa que o seu software exige, o barramento frontal transfere dados rapidamente para satisfazer essa exigência.
  5. Cache L2: Imagine que você está chegando à loja local e todas as mercadorias que vai comprar voam das estantes para seu carrinho de compras em alguns minutos.
    Esse é cache L2 Ele se lembra das informações que você acessa mais freqüentemente no computador de modo que você pode usá-las facilmente sem as esperas irritantes. (Mas não espere que ele se lembre de documentos que você não salvou. Ele á apenas um computador e não a sua mãe.)
    Dica! Maior cache L2 reduz gargalos e ajuda a aumentar o desempenho da velocidade da memória.
  6. Tecnologia do Silício: É a tecnologia empregada na criação do chip do processador.
    45 nm—Um nanômetro é um bilionésimo de um metro. Os processadores que lançamos no mercado são 45 bilionésimos de um metro. Para se ter uma idéia do tamanho da tecnologia: você pode colocar 2000 transistores, pela sua entrada, lado a lado e perfazer quase o diâmetro de um fio de cabelo humano. O processo Intel 45nm de háfnio infuso permite aos transistores serem compactados mais densamente que o processo de 65 nm. Com a substituição do dióxido de silício (em uso desde anos 60) pelo óxido de háfnio os novos transistores apresentam menos drenagem de energia, produzem menos calor e comutam mais rapidamente.
    Quase o dobro da densidade de nossos processadores significa saltos de desempenho, um cache L2 50% maior e novos níveis de inovação no uso eficiente de energia. Mais meios de resfriamento.

Agora que conhecemos as características básicas dos processadores, vamos ver os processadores em si:

Intel Celeron:
Os processadores Intel Celeron visam atender o mercado de baixo custo, sem necessidade de alta performance e baixo c
onsumo de energia, e assim, baixa dissipação de calor.




Número do
processador
Núcleos Velocidade
do clock
Barramento
frontal (MHz)
Cache L2 Tecnologia
de silício
E1500 2 2,20 GHz 800 MHz 512 K 65nm
E1400 2 2,00 GHz 800 MHz 512 K 65nm
E1200 2 1,60 GHz 800 MHz 512 K 65nm
560 1 2,13 GHz 533 MHz 1 MB 65nm
550 1 2,00 GHz 533 MHz 1 MB 65nm
540 1 1,86 GHz 533 MHz 1 MB 65nm
530 1 1,73 GHz 533 MHz 1 MB 65nm
440 1 2,00 GHz 800 MHz 512 K 65nm
430 1 1,80 GHz 800 MHz 512 K 65nm
420 1 1,60 GHz 800 MHz 512 K 65nm
352 1 3,20 GHz 533 MHz 512 K 65nm
341 1 2,93 GHz 533 MHz 256 K 65nm
335 1 2,80 GHz 533 MHz 256 K 65nm


Intel Pentium:
A família de processadores Intel Pentium amplia as opções de desempenho e multitarefa. Possuem excelente custo/benefício para a grande maioria de usuários domésticos e até para aqueles que gostam de jogos (visto que para jogos, o componente principal é a placa de vídeo).




Número do
processador
Núcleos Velocidade
do clock
Barramento
frontal (MHz)
Cache L2 Tecnologia
de silício
E5400 2 2,70 GHz 800 MHz 2 MB 45nm
E5300 2 2,60 GHz 800 MHz 2 MB 45nm
E5200 2 2,50 GHz 800 MHz 2 MB 45nm
E2200 2 2,20 GHz 800 MHz 1 MB 65nm
E2180 2 2,00 GHz 800 MHz 1 MB 65nm
E2160 2 1,80 GHz 800 MHz 1 MB 65nm
E2140 2 1,60 GHz 800 MHz 1 MB 65nm


Intel Core2Duo:
Seguindo a evolução da necessidade de processamento e novas instruções, a família Core2Duo de processadores Intel possui uma maior capacidade de processamento em tarefas específicas devido as instruções internas.
Para trabalhos como áudio e vídeo e virtualização, o maior cache e as instruções específicas garantem uma maior performance.



Número do
processador
Núcleos Velocidade
do clock
Barramento
frontal (MHz)
Cache L2 Tecnologia
de silício
E7500 2 2.93 GHz 1066 MHz 3 MB 45nm
E7400 2 2.80 GHz 1066 MHz 3 MB 45nm
E8500 2 3.16 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
E8400 2 3.00 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
E8300 2 2.83 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
E8200 2 2.66 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
E8190 2 2.66 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
E6850 2 3.00 GHz 1333 MHz 4 MB 65nm
E6750 2 2.66 GHz 1333 MHz 4 MB 65nm
E6700 2 2.66 GHz 1066 MHz 4 MB 65nm
E6600 2 2.40 GHz 1066 MHz 4 MB 65nm
E6550 2 2.33 GHz 1333 MHz 4 MB 65nm
E6540 2 2.33 GHz 1333 MHz 4 MB 65nm
E6520 2 2.13 GHz 1066 MHz 2 MB 65nm
E6400 2 2.13 GHz 1066 MHz 2 MB 65nm
E6420 2 1.86 GHz 1066 MHz 4 MB 65nm
E6320 2 1.86 GHz 1066 MHz 4 MB 65nm
E6300 2 1.86 GHz 1066 MHz 2 MB 65nm
E4700 2 2.60 GHz 800 MHz 2 MB 65nm
E4600 2 2.60 GHz 800 MHz 2 MB 65nm


Intel Core2Quad:
Essa família de processadores é destinada a usuários que precisam de alta performance. Normalmente utilizados por programadores, profissionais de áudio/vídeo e imagem.
Os programas capazes de utilizar ao mesmo tempo os vários núcleos do processador são altamente beneficiados.




Número do
processador
Núcleos Velocidade
do clock
Barramento
frontal (MHz)
Cache L2 Tecnologia
de silício
Q9550 4 2.83 GHz 1333 MHz 12 MB 45nm
Q9550s 4 2.83 GHz 1333 MHz 12 MB 45nm
Q9450 4 2.66 GHz 1333 MHz 12 MB 45nm
Q9400s 4 2.66 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
Q9300 4 2.50 GHz 1333 MHz 6 MB 45nm
Q8400 4 2.66 GHz 1333 MHz 4 MB 45nm
Q8400s 4 2.66 GHz 1333 MHz 4 MB 45nm
Q8300 4 2.50 GHz 1333 MHz 4 MB 45nm
Q8200s 4 2.33 GHz 1333 MHz 4 MB 45nm
Q6700 4 2.66 GHz 1066 MHz 8 MB 65nm
Q6600 4 2.40 GHz 1066 MHz 8 MB 65nm


Vale lembrar que os Celeron, Pentium Dual-Core, Core2Duo e Core2Quad são compatíveis com o soquete 775 de placas-mãe.

Intel Core i7:
Esse processador é a nova arma da Intel. 4 núcleos que podem simular 8 através da tecnologia HT, triple channel (3 canais pra se comunicar com as memórias), turbo boost, cache inteligente e o novo quick path que permite comunicação direta com as memórias.
Todas essas características somadas dão ao Core i7 o título de processador mais rápido do mundo atualmente.
Alto preço e alta performance para entusiastas ou profissionais que querem agilizar seus trabalhos.
Em breve toda a família de processadores Intel será baseada nessa mesma tecnologia.
O core i7 usa o soquete 1366 para suas placas-mãe.





Número do
processador
Núcleos Velocidade
do clock
Intel®
QuickPath
Interconnect
Cache
inteligente
Intel®
Tecnologia
de silício
Turbo
Boost
i7-940 4 / 8 2,93 GHz 4,8 GT/seg. 8 MB 45nm Até 3,06 GHz
i7-920 4 / 8 2,66 GHz 4,8 GT/seg. 8 MB 45nm Até 3,46 GHz