Por que a água é o solvente universal e como se dá este processo.

água

A água é sem dúvida uma das principais substâncias em nosso planeta, graças a ela é possível a vida. Possui uma capacidade espetacular em dissolver substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolução deu à água a característica de solvente universal.

Como se dá a dissolução?

A molécula de água quando penetra na partícula promove sua separação, dissolvendo-as. A mistura formada é chamada de solução.

Uma das principais explicações físicas para a capacidade da água em dissolver substâncias, está no fato da molécula ter um momento de dipolo permanente instrínseco e absurdamente grande (6,1×10exp(-30) C.m), de fato isso é o que permite o alto poder de solvência.

Substâncias hidrofóbicas

As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água.

As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.

Substâncias hidrofílicas

As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. Como a água é uma molécula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto à moléculas de carga positiva como de carga negativa.


0 comentários:

Postar um comentário