Seção Linux

























sexta-feira, 19 de março de 2010 | By Paulo Saldanha


Tendo em vista que muitos usuários GNU/Linux, como eu, tiveram e têm muita dificuldade em instalar e configurar os driver da ATI, resolvi montar este documento para facilitar a vida dos donos de ATI.
Depois de muito apanhar dos drivers e de fazer muitas pesquisas na net, encontrei umas boas dicas e respostas, e com base nelas que montei este texto. Agora vamos trabalhar.
O grande problema da instalação do driver da ATI são suas dependências, que não são claras, e são estas que instalaremos primeiro:


* kernel source

* kernel-desktop

* kernel- desktop-devel

* autoconf

* automake

* make

* m4

* ncurses

* ncurses-devel

* bison

* binutils

* gcc

* gcc++

Estes pacotes estão em geral dentro do disco das distribuições como opcionais. Para instalar basta pôr o disco da sua distribuição no PC, abrir seu gerenciador de pacotes e digitar os títulos (recomendo realizar este passo desconectado da internet, para evitar downloads desnecessários), qualquer problema tente instalar de outra forma os pacotes necessários.

Agora é só instalar o driver da ATI em sua máquina!!

Poderão baixá-lo em:

* http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

Para instalar você poderá executá-lo com dois cliques e ir seguindo, bem como no Windows, ou se preferir com maior segurança em modo texto:

Ctrl + alt + F1 (modo texto) >> faça o login >> vá até o local do driver:

# cd destino_do_arquivo

# sh ati_nome_e_versão_do_driver

Seguir as instruções até o término da instalação.

Ctrl + alt + F7 (modo gráfico) >> reinicie o computador.

Se tudo ocorreu como deveria, seu PC terá todos os efeitos 3d funcionado (ative-os no menu de configuração de sua distribuição).

Para verificar se sua placa está instalada e se o 3D está funcionando, digite no terminal:

$ glxinfo

Procure por "direct rendering", a resposta tem de ser "yes".

$ fglrxinfo

Cheque o modelo de sua GPU.

$ glxgears (vem na distribuição)

$ fgl_glxgears (vem com o driver)

Os dois comandos acima servem para testes de desempenho, mostrarão taxas de fps, quanto maior melhor.

Se sua resolução iniciar incorretamente, como root digite no terminal:

# amdcccle

Procure a opção de resolução e altere-a para o valor que lhe corresponde.

Agora é só curtir o seu Desktop com todas os efeitos visuais que só o GNU/Linux possui!


  • Conheça o Linux Ubuntu 

"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "E sou o que sou devido ao que todos nós somos". A distribuição Ubuntu Linux traz o espírito do Ubuntu ao mundo do software. O Ubuntu é um sistema operativo completo baseado em Linux, livremente disponível, com suporte tanto da comunidade quanto profissional. É desenvolvido por uma vasta comunidade e nós convidamo-lo a participar também!
A comunidade Ubuntu está fundada nos ideais consagrados no manifesto Ubuntu segundo o qual: as aplicações informáticas devem ser disponibilizadas de forma gratuita, que as aplicações deverão ser usadas por qualquer pessoa independentemente da sua linguagem materna e todas as pessoas devem ter a liberdade de alterar e personalizar qualquer aplicação de modo a obterem o que elas necessitam. Por estes motivos:












  • O Ubuntu será sempre gratuito e não existe custo extra para a "edição empresarial" nós disponibilizamos o nosso melhor produto sob os mesmos termos de Liberdade.












  • O Ubuntu vem com suporte profissional em termos comerciais de centenas de companhias em todo o mundo, se precisar desses serviços. Cada versão do Ubuntu recebe actualizações de segurança durante 18 meses depois de cada lançamento, algumas versões são suportadas por mais tempo.












  • O Ubuntu inclui a melhor infra-estrutura de suporte a traduções e acessibilidade que a comunidade de aplicações informáticas livres ("Free Software") tem para oferecer, de modo a tornar o Ubuntu utilizável pelo maior número possível de pessoas.











  • O Ubuntu é lançado de modo regular e previsível; todos os seis meses é lançada uma nova versão. Pode utilizar a versão estável corrente ou a versão que está actualmente em desenvolvimento. Cada versão é suportada, pelo menos, durante 18 meses.
  • O Ubuntu é totalmente aderente ao princípio do desenvolvimento de aplicações informáticas livres; encorajamos as pessoas a usar aplicações informáticas de código fonte aberto, a melhorar essas aplicações e a disponibilizarem-nas a outras pessoas.

    Visite a página oficial de download
    Repositórios de Imagens ISO Nacionais: RepositoriosIsoNacionais
    Repositórios Nacionais: RepositoriosDistribuicaoNacionais
    Outros métodos de Obter e Instalar o Ubuntu: OutrosMetodosObterInstalarUbuntu

     

Saiba como instalar o Linux no seu PC

O UOL Tecnologia preparou um álbum passo-a-passo para te guiar durante a instalação do Linux no computador. Neste caso, da distribuição Kubuntu (o Ubuntu com interface gráfica KDE).












Partimos de um computador que já tenha Windows instalado. Assim, você poderá particionar seu disco rígido para rodar os dois sistemas operacionais, fazendo um "dual-boot". No momento da inicialização do PC, você escolherá qual usar.

Antes de particionar o HD, é aconselhável desfragmentá-lo para evitar perda de dados. A idéia é diminuir o espaço dedicado à partição do Windows, e criar partições para o Kubuntu no espaço que restar.

Para começar, baixe o Kubuntu e, então, salve a imagem ISO em um CD; é a partir disso que o sistema operacional será instalado.

O PC deve estar configurado para fazer boot (iniciar) a partir de um CD (a maioria dos computadores atuais já vem configurado dessa forma), aí só seguir os passos no nosso álbum.

Você pode rodar e usar o sistema operacional direto do CD, mas a cada boot ele perde as configurações que foram modificadas pelo usuário, já que as alterações só acontecem na memória RAM.

Após a instalação, é normal que o Windows faça um "chkdsk" na próxima inicialização. Se o tamanho da partição do Windows foi alterado, como descrito no guia, o Windows irá reconhecer as novas informações sobre a partição, e pedir um reboot.

Para instalar as atualizações e softwares, é fundamental ter conexão da banda larga.

Precauções

Este guia deve ser utilizado por quem se sinta seguro para fazer alterações no computador que podem levar à perda de dados (como alterar partições). O ideal é que todos os arquivos pessoais (fotos, músicas etc) sejam salvos em backups em CDs, DVDs e pendrives.

Também é imprescindível que se tenha nas mãos o CD de restauração ou de instalação do Windows (dependendo de qual veio com o seu computador), para que seja possível sua reinstalação no caso de uma falha.



 Como configurar wireless rede sem fio   ndiswrapper




Algumas distribuições do linux possuem utilitários gráficos para auxiliar o usuário quando este for se conectar a um ponto de acesso. Isto é ótimo, pois tudo se torna rápido e fácil. Na imagem abaixo temos exemplo:











Este é um utilitário que encontramos no Kurumin. Nele, além da possibilidade de verificar os APs disponíveis e configurar uma associação, temos o Ndiswrapper. Basicamente, o Ndiswrapper permite ativar placas wireless no linux utilizando drivers do Windows. Porém, está fora no escopo deste artigo tratar sobre o Ndis. Falaremos aqui sobre associações. E mais: nem sempre dispomos de um utilitário gráfico para facilitar a nossa vida. Algumas vezes é preciso levantar uma placa wireless e conectá-la num ponto por linhas de comando. Ou, como dizem alguns fãs do pingüim, “no braço�?. Então vamos lá…
Obs: a placa wireless será vista pelo sistema (eth0, eth1, wlan0, etc) conforme o driver utilizado. “wlan0�? é a forma mais comum, porém em nossos testes o sistema adotou “eth1�?.
Antes de qualquer ação, vamos detectar os APs disponíveis na região. Para isso basta utilizar o seguinte comando:
root@vivasemfio:/# iwlist scan
lo Interface doesn’t support scanning.
eth0 Interface doesn’t support scanning.
eth1 Scan completed :
Cell 01 - Address: XX:XX:XX:XX:XX:XX
ESSID:”TUCANO”
Protocol:IEEE 802.11bg
Mode:Master
Channel:5
Encryption key:on
Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 6 Mb/s; 9 Mb/s
11 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s
48 Mb/s; 54 Mb/s
Quality=100/100 Signal level=-15 dBm
Extra: Last beacon: 108ms ago
A varredura capta diversas informações interessantes dos pontos ativos. Entre elas MAC address, ESSID, canal e criptografia. Acima encontramos o AP da VsF cujo ESSID é TUCANO e com encriptação via WEP ativa (Encryption key:on).
Para conseguir associação com este AP, a primeira informação que deve ser fornecida é o ESSID. Assim:
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 essid TUCANO
Feito isso definiremos o canal:
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 channel 5
Os canais, em teoria, podem variar de 0 a 16. Porém, apenas 14 deles, de 1 a 14 são licenciados pelo FCC e a lista diminui mais um pouco de acordo com o país envolvido. Nos EUA é permitido o uso dos canais de 1 a 11, na Europa de 1 a 13 e no Japão de 1 a 14. Enquanto escrevemos este artigo, no Brasil, esta situação ainda é confusa.
De posse da chave WEP, utilizaremos o seguinte comando:
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 key restricted 3e699b884db0e409ddd099a4ec
Por fim, basta definir o IP da estação e o IP do ponto de acesso. Assim:
root@vivasemfio:/# ifconfig eth1 192.168.1.89 netmask 255.255.255.0
root@vivasemfio:/# route add default gw 192.168.1.1
Prontinho.  É só testar:
root@vivasemfio:/# ping www.uol.com.br
PING www.uol.com.br (200.221.2.45): 56 data bytes
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=0 ttl=57 time=37.0 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=1 ttl=57 time=37.1 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=2 ttl=57 time=40.0 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=3 ttl=57 time=36.2 ms
— www.uol.com.br ping statistics —
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 36.2/37.5/40.0 ms
Tudo funcionando! Pingüim conectado!










Caso o DHCP estiver habilitado no AP, podemos ignorar os seguintes passos:
root@vivasemfio:/# ifconfig eth1 192.168.1.89 netmask 255.255.255.0
root@vivasemfio:/# route add default gw 192.168.1.1
É só utilizar o comando “pump –i X�?. Exemplo:
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 essid TUCANO
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 channel 5
root@vivasemfio:/# iwconfig eth1 key restricted 3e699b884db0e409ddd099a4ec
root@vivasemfio:/# pump -i eth1
root@vivasemfio:/# ping www.uol.com.br
PING www.uol.com.br (200.221.2.45): 56 data bytes
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=0 ttl=57 time=37.0 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=1 ttl=57 time=37.1 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=2 ttl=57 time=40.0 ms
64 bytes from 200.221.2.45: icmp_seq=3 ttl=57 time=36.2 ms
— www.uol.com.br ping statistics —
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 36.2/37.5/40.0 ms
Obs: o comando “pump –i X�? só pode ser utilizado em algumas distribuições, como a Knoppix. Nas outras, cujo suporte não existe, deve-se usar o comando “dhcpcd X�?.
É isso pessoal…
Abraços !!!



Atualize o seu Linux sem estar ligado a internet

O Sushi, huh é uma aplicação que permite de forma muito simples obter actualizações de várias distribuições Linux através de um computador ligado à Internet, guardar essas actualizações por exemplo numa PEN USB e instalar num outro computador que não tenha qualquer acesso á Internet. Basicamente, esta aplicação permite a instalação offline de updates.
sushi_hum

A aplicação possui uma interface Web, onde é possível definir a distribuição, repositórios e pacotes que se pretendem obter. Actualmente possui suporte para as distribuições Debian, Fedora, Ubuntu, Mandriva e openSuse.
Esta aplicação foi desenvolvida em Python e é multi-plataforma (Windows e Linux). Está traduzida para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, italiano e português.

Como usar o Sushi?






  • Windows

Depois de descompactar, correr o ficheiro sushi_huh.bat, que se encontra na pasta ‘src’





  • Linux

Depois de compactar, definimos permissões de execução (+x) para o ficheiro  sushi_huh.py
chmod +x sushi_huh.py
Para executar a aplicação web-based, basta escrever o seguinte comando:
./sushi_huh.py
A aplicação recorre a um WebServer integrado, e usa o porto 7874 para funcionamento (http://localhost:7874)
sushi_1
Após carregarmos em Next, definimos qual a distribuição para a qual pretendemos fazer o download dos pacotes:
sushi_2
Definimos a arquitectura da máquina que não tem acesso à Internet:
sushi_3
Em seguida, é apresentada uma lista de pacotes para download.
sushi_packs
Seleccionamos as que pretendemos, e carregamos no botão Download. Os pacotes serão guardados em sushi-huh\src\downloads
sushi_4
A seguir carregamos copiamos toda a pasta sushi-huh para uma Pen USB e levamos para o outro computador. Mandamos  executar a aplicação e carregamos no botão Synchronize
sushi_6
O processo de instalação offline de pacotes é bastante simples. O conceito da aplicação é deveras interessante, no entanto consideramos que o aspecto gráfico poderia estar melhor. A capacidade da aplicação ser multi-plataforma abre um leque de possibilidades e novos desafios.
Licença: GNU General Public License (GPL v3)
Sistemas Operativos: Windows e Linux
Download: Sushi huh 0.5.3
Homepage: Sushi huh

     

    Um login mais caprichado no Ubuntu

      Um login mais caprichado no Ubuntu

    Você já está cansado da tela de boot do Ubuntu? Confira o truque para dar a ela um visual diferenciado

    Os fãs do Ubuntu podem personalizar a tela de boot do sistema, deixando-a com um visual mais estiloso. Para isso, acesse Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Digite, no campo de busca, a expressão StartUp e tecle Enter. Clique com o botão direito do mouse no item Startupmanager e escolha Marcar Para Instalação. Pressione o botão Aplicar para instalar o utilitário. Depois, para mexer na tela de partida, acesse Sistema > Administração > StartUp-Manager. Passe à guia Aparência e escolha uma das opções em Tema do Usplash. Para obter mais temas, o melhor site é o Gnome Look, na seção Splash Screens.



    Oito dicas para incrementar o Ubuntu

     
    Confira dicas para deixar o sistema operacional Ubuntu mais completo e funcional 
    A cada nova versão, o Ubuntu vem mostrando que é uma excelente escolha para o desktop, tanto na facilidade de uso quanto na compatibilidade com o hardware. A última, denominada Gutsy Gibbon (algo como gibão valente), traz recursos visuais de deixar qualquer usuário do Vista com inveja, além da estabilidade que sempre deixou para trás o mundo do Windows. Outros pontos fortes das versões recentes do Ubuntu são a atualização automática do sistema e a facilidade para baixar e instalar novos programas. Com tantos recursos, muitas coisas podem ser habilitadas com alguns truques. E, para isso, selecionamos oito das melhores dicas para incrementar o Gutsy Gibbon. Confira, a seguir.

    Pacotão de codecs
    A nova versão do Ubuntu facilitou a instalação de pacotes de codecs de vídeo. Agora, os codecs necessários podem ser instalados da forma usual no Ubuntu, usando os utilitários incluídos no sistema. Para instalar os codecs, utilize o seguinte comando num terminal: sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-ffmpeg libxine1-ffmpeg libdvdread3. Se preferir, para evitar algum erro na digitação da linha gigante acima, use o comando sudo apt-get install seguido de cada um dos itens posteriores a ele.

    Geometria no desktop
    Os efeitos 3D na área de trabalho, incluídos no pacote Compiz Fusion, que vem com o Ubuntu 7.10, têm várias surpresas interessantes. Uma delas está nos desktops virtuais, que podem ser visualizados ao mesmo tempo, em uma forma geométrica. A mais comum é o cubo, mas, alternando o número de desktops, é obtido um novo poliedro. Para isso, clique com o botão direito do mouse nos atalhos para os desktops virtuais (que ficam no canto inferior direito da tela). Escolha o item Preferências e, na janela que surge, defina no número de linhas a quantidade de desktops (a mudança nas colunas não faz diferença no efeito).




    Ajuste nos efeitos
    O que não falta no Ubuntu 7.10 são opções de ajustes no visual do sistema. No entanto, mexer nelas exige um programinha. Primeiro, verifique se ele está instalado, teclando o comando ccsm. Caso o software não seja encontrado, instale o utilitário de configuração usando o comando apt-get install compizconfig-settings-manager. Depois de rodar o utilitário, navegue pelas opções existentes. Em quase todas, o ícone associado dá uma idéia do que será modificado. Para visualizar alguns efeitos, será necessário reiniciar o sistema de janelas. A maneira mais direta de fazer isso é reiniciar o próprio PC.

    Mais aplicativos
    Uma das maneiras de fazer isso é adicionar novos repositórios ao Ubuntu. Comece acessando o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Então, acesse Configurações > Repositórios. Acesse a aba Programas de Terceiros e clique em Adicionar. No campo Linha do Apt, tecle deb http://packages.medibuntu.org/ gutsy free non-free. Depois, tecle: wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add – Clique, então, em Recarregar.
     Login automático
    Se somente uma pessoa tem acesso à máquina, pode ser prático habilitar o login automático no Ubuntu, evitando a chatice de ter de digitar sempre uma senha. Fazer isso é bem simples. Acesse o menu Sistema > Administração > Janela de Início de Sessão. Na janela que surge, passe à aba Segurança. Marque, então, a opção Habilitar Início Automático de Sessão e escolha o usuário que será usado no login automático. Clique em Fechar e pronto.

    Widgets no painel
    Um recurso pouco utilizado no Ubuntu é o painel que fica junto ao relógio. Ele pode receber vários miniaplicativos interessantes. Para adicionar um programa, clique com o botão direito do mouse no painel e escolha Adicionar ao Painel. Há várias opções legais disponíveis, indo desde um programinha de anotações até informações meteorológicas. Há 64 outras opções de widgets, disponíveis no site www.gnomefiles.org/subcategory.php?sub cat id=154, além das incluídas no Ubuntu.



    Truques de teclado
    O Ubuntu é cheio de recursos bacanas para configurar o funcionamento do teclado. Para acessá-los, vá ao menu Sistema > Preferências > Teclado. Passe à aba Opções de Disposição que, infelizmente, não tem suas opções traduzidas para o português. É possível, por exemplo, mexer no funcionamento da tecla Windows, abrindo os itens em Alt/Win key Behavior. Essa tecla pode ser usada somente como um clone da Alt, ou como a tecla Meta, usada para comandos em aplicativos do Linux.

    MEXENDO NO SISTEMA
    Não é só a família Windows que conta com utilitários para tunar o sistema. Há opções para o Ubuntu também, como o Ubuntu Tweak (www.info.abril.com.br/download/5036.shtml). Baixe o arquivo e rode o seguinte comando para instalá-lo: sudo dpkg -i nome_arquivo, onde nome_arquivo é o nome do pacote do Ubuntu Tweak baixado. Também é possível instalar o programa automaticamente escolhendo a opção Abrir (Open With) do Firefox, que oferece o instalador do Ubuntu como software associado. Acesse, então, o Ubuntu Tweak no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema. É possível alterar opções de boot e login, adicionar recursos de gravação ao gerenciador de arquivos Nautilus (como o uso de overburn), entre outras.




    Configure o acesso remoto no Ubuntu



    Configure o acesso remoto no Ubuntu
    Veja como ativar e usar o recurso de controle remoto que vem embutido nas últimas versões do sistema

    Há algumas versões, o Ubuntu vem contando com controle remoto pré-instalado no sistema, bastando poucos cliques para configurá-lo. Acesse Sistema > Preferências > Área de Trabalho Remota. Marque a opção Permitir Que Outros Usuários Vejam Sua Área de Trabalho e também Permitir Que Outros Usuários Controlem Sua Área de Trabalho. Marque a opção Exigir Que o Usuário Digite Esta Senha e tecle uma senha. Depois, é só usar o atalho Aplicativos > Internet > Visualizador de Área de Trabalho Remota no Ubuntu ou o RealVNC no Windows.





    Dê um trato no menu do Ubuntu





    Dê um trato no menu do Ubuntu
    Aprenda a eliminar do menu do Grub as atualizações antigas de kernel do sistema operacional Linux

    Cansado de ver seu menu do Grub aumentar a cada atualização do kernel do Linux? A solução é bem simples. No boot, anote os números de kernel menores (o maior é o atual). Depois da carga do sistema, acione Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic e, na janela que surge, clique em Procurar e tecle os números de cada kernel. Clique com o botão direito do mouse e escolha Marcar Para Desinstalação. Depois de marcar cada kernel, pressione Aplicar. Reinicie a máquina e verifique se o menu ficou mais limpo.