Qual mesmo o nome da música ?

Quem é que nunca ficou com alguma música na cabeça e não conseguiu lembrar de jeito nenhum qual era o título, nem ao menos o cantor? Ou então ouve todo dia a mesma música no rádio mas na hora em que o locutor fala os nomes eles são ditos rapidamente, em inglês, e fora da ordem em que você ouviu, e… já era!

Antes que você se desespere, existem alguns serviços que podem descobrir qual é o nome daquela música de diferentes formas. Escolha o que se adequar melhor ao seu caso, talvez nem todos descubram qual é o som – pelo visto deve ser coisa da sua cabeça =P

1. Bored Song Tapper

Tela do Song Tapper (clique para ampliar)

Tela do Song Tapper (clique para ampliar)

O Bored tem uma interface bem simples e um sistema de busca ainda mais simples. É feito em Flash e com um vídeo explicativo logo abaixo, na mesma página. Para descobrir o nome da música, basta cliar na telinha do programa e então teclar a barra de espaços várias vezes no rítimo da música, clicando novamente para finalizar. Ele retorna uma lista com 10 músicas semelhantes ao que foi ‘tocado’. Procurei pela música From This Momment On, da Shania Twain, e ela ficou em primeiro lugar.

Você também pode colaborar ‘tocando’ uma música que você conhece e, caso ela não apareça na lista, digitando o nome do artista e da música e clicando em ‘Submit’ na caixa ‘Teach the song tapper’.

2. Midomi

Tela do Midomi (clique para ampliar)

Tela do Midomi (clique para ampliar)

Caso você tenha um microfone no seu PC, o Midomi deve ser a melhor opção. Você deve cantar ou cantarolar (isso mesmo, serve o na-na-na também) por pelo menos 10 segundos. Ele conseguiu identificar a música acima, colocando-a em segundo lugar. Mas possui um detalhe muito interessante: ele mostra botões para que você possa ouvir um trecho da música original e confirmar se o programa acertou. Também há um botão ‘Parte Relevante’ que reproduz outra pessoa cantando o mesmo pedaço que você.

Este site também possui um serviço de colaboração, bem mais interessante que o anterior. Basta clicar na opção ‘Estúdio’ na barra superior e dizer qual música você quer cantar.

3. Tunatic

Tela do Tunatic (clique para ampliar)

Tela do Tunatic (clique para ampliar)

O Tunatic não é utilizado diretamente pela web. É um programa que deve ser baixado, com versões para Windows ou Mac. Ele identifica as músicas muito rapidamente, embora possa atribuir resultados errados às pesquisas, como ao indicar versões remixadas. Se você não encontrou a música desejada com os dois primeiros aplicativos, vale a pena tentar a terceira opção.

4. Shazam

Tela do Shazam (clique para ampliar)

Tela do Shazam (clique para ampliar)

O Shazam é sem dúvida o meu favorito, porque pode ser baixado como uma app para dispositivos móveis (smartphones). Há versões para iPhone / iPad, BlackBerry, Windows Mobile, Symbiam e, claro, Android! A versão para Windows possui algumas limitações em sua edição gratuita (o programa ainda oferece 7 dias de teste da versão Premium), como limite de músicas identificadas por mês, mas eu utilizo a app para Android e é simplesmente um dos melhores programas que eu já baixei para ele, e sem limitações.

Basta dar um toque na tela para que ele ouça por 10 segundos e identifique o som que está tocando no ambiente − eu nem precisei aproximar o aparelho dos auto-falantes em alguns casos. Ele ainda salva uma lista com as músicas identificadas e oferece sugestões de novos hits. O sistema de reconhecimento de música é o mesmo utilizado pelo MotoId ou Moto ID, da Motorola, presente em vários de seus modelos.

5. Name My Tune

Tela do Name My Tune (clique para ampliar)

Tela do Name My Tune (clique para ampliar)

O Name My Tune não oferece uma resposta imediata, mas possui uma ideia um pouco diferente dos outros serviços. Você pode cantar um clip de 10 segundos e enviar junto com seu e-mail para que outras pessoas identifiquem-no, ou selecionar um dos clips gravados e identificá-lo para outra pessoa. O ponto fraco desse sistema é que ele não te oferece uma resposta imediata, você deve aguardar o e-mail, o que pode levar um bom tempo. Mas se os algoritmos não foram capazes de entender o que você está “cantando”, talvez uma pessoa de verdade consiga.

6. Musicpedia

Tela do Musicpedia (clique para ampliar)

Tela do Musicpedia (clique para ampliar)

O último programa da lista possui uma gama de opções em um complexo sistema de descoberta de músicas. Você pode tocar em um Piano virtual feito em Flash ou JavaScript, usando o microfone ou “desenhando” sua música em uma gráfico que lembra um pouco uma partitura. No entanto, ele se mostrou eficaz apenas no gênero erudito. Para quem busca por música clássica, com certeza é a melhor opção. Nos outros casos, as chances de acertar são baixas.

0 comentários:

Postar um comentário