Como funciona um roteador

Em tempos que a internet banda larga já não é tão rara aqui no Brasil e notebooks são uma realidade em nossas casas, o dispositivo ROTEADOR começa a se tornar quase tão comum quanto o mouse ou teclado. Basta você ir a uma loja comprar um notebook, que o vendedor tentará incluir um mouse externo e um router wireless.

Mas para que serve um roteador ? Ainda mais o roteador Wireless, eu preciso disso ?

Primeiro, vamos separar as coisas. Roteador é uma coisa, wireless é outra. Quando falamos de dispositivos domésticos e para pequenos escritórios, eles vêm no mesmo aparelho, mas continua sendo coisas distintas. Por enquanto vamos deixar a característica Wireless de lado, vamos falar da principal função, o roteamento.

A melhor maneira de explicar um roteador é comparando-o a um sistema de PABX. Imagine que você tem uma linha telefônica e um PABX com quatro ramais. Quatro pessoas podem falar entre si, na parte interna da rede de telefones, e uma pode realizar uma chamada externa. Agora, imagine que a central PABX permitisse dividir essa linha externa em 4, para que todos os ramais internos pudessem fazer chamadas externas. Maravilha, mas você ainda continua com apenas um número telefônico. Quem quiser fazer uma chamada, de fora para você, não terá como escolher em qual dos quatro ramais ela cairá.

Quando você contrata um serviço de internet banda larga, normalmente recebe um MODEM, que lhe fornece um único ponto de acesso à internet. Se você tem apenas um computador, pronto, é só ligá-lo a esse ponto. Entrentanto, se você possui mais do que um computador, e quer que todos se conectem à internet, terá que criar uma rede interna (como os ramais do pabx) e conectá-la à internet. É isso que o ROTEADOR faz.

Assim como uma linha telefônica, sua conexão à internet recebe um número, que é o chamado ENDEREÇO IP. Você provavelmente não sabe qual é o seu enredeço ip, mesmo porquê, na maioria dos casos, ele muda a cada vez que você desliga e liga o modem, mas não se preocupe, é assim mesmo que funciona. Ainda tomando por exemplo a central PABX, quando você monta sua rede interna, você dá um “ramal”, ou seja, um endereço IP, para cada computador dessa rede e, quando os conecta ao ROTEADOR, acontece o milagre da divisão dos canais.

Essa divisão (compartilhamento) não daria certo no caso das linhas telefônicas. Oito pessoas falando ao mesmo tempo, realmente não dá.

router

Entretanto, no caso da internet é perfeitamente possível fazê-lo, com duas únicas ressalvas: A primeira é que, ao comparilhar os canais, você pode gerar uma sobrecarga no uso, diminuindo a velocidade em cada ponto. Imagine apenas um computador ligado à internet, fazendo o download de um vídeo qualquer. Agora, imagine que há dois, ou três, ou quatro computadores em uma rede, compartilhando a mesma conexão com a internet e todos fazendo o download do mesmo vídeo. A velocidade percebida em cada micro será menor do que quando há apenas um micro.

A segunda ressalva diz respeito à conexões de entrada, quando algum computador na rede externa (internet) precisa enviar uma informação para um computador específico na rede interna. Ocorre a mesma coisa do exemplo do telefone: Você tem apenas um número. Há como superar essa barreira, mas falarei disso em outro artigo.

Bom, é para isso que serve o roteador. Ah, sim, eu havia deixado o wireless de lado, lembra ? Pois bem, o wireless nada mais é do que a maneira com que os computadores se conectam ao ROTEADOR. Ao invés de usar um cabo, você se conecta via antena, só isso.


0 comentários:

Postar um comentário