O Que é Linux ?




O Linux assim como o Windows é um sistema operacional. Ele é uma plataforma sobre a qual você pode rodar aplicativos, jogos e outros tipos de programas.

A diferença principal do Linux em relação ao Windows está no fato de que ele é livre. Isso significa que para usar o Linux você não precisa pagar por uma licença, como é o caso do Windows.

Outro dia eu expliquei para uma criança de 9 anos que o Linux era um sistema livre e ela me devolveu ingenuamente a seguinte pergunta, que eu achei maravilhosa:

- Ué? Mas o Windows tem que pagar?

Sim, caso você não saiba o Windows é pago!! Se você o tem instalado no seu micro e não comprou a licença da Microsoft corre o risco de ser apanhado pela justiça e sofrer sanções que incluem multas elevadas e prisão.

A título de curiosidade um Windows XP Home Edition custa hoje cerca de R$ 669,00 (Preço anunciado pelo Hipermercado Extra em 22/07/04).

Daí você deve se perguntar porque existem CDs de Linux à venda, já que ele é livre, e a resposta é simples. O que está sendo vendido não é o sistema, mas sim o custo de produção do CD, ou seja, o serviço de gravação, mídia e embalagem. E em alguns casos a compra do Linux acompanha manuais impressos e suporte técnico. O preço de um CD com o Linux é bem diferente de uma licença do Windows! Um CD com o Linux Kurumin completo produzido pelo Gr@tis pode ser adquirido por apenas R$ 14,90* mais frete.

De posse de um CD ou de uma cópia do Linux que você baixou da Internet você pode instalar o Linux em quantos micros desejar, fazer cópias e redistribuir, sem que para isso tenha que pagar nada. Já o Windows não permite isso pois cada licença é para apenas um micro. Você não pode instalá-lo em mais de um micro e nem 'passar' cópias para outras pessoas. Isso é considerado crime de pirataria.

Uma outra informação interessante é que existem diversas 'versões' de Linux denominadas 'distribuições'. Cada distribuição leva um nome diferente e inclui em seu pacote programas variados.

A Equipe do Gr@tis avaliou mais de 30 dessas distribuições Linux e vai mostrar de forma simples, para que todos entendam, o que cada uma traz de bom.

O que é possível fazer no Linux?

O Linux é um sistema operacional muito maduro e completo e possui muitos programas disponíveis por isso haverá raras situações em que ele deixará à desejar.

A primeira pergunta que as pessoas fazem é se o Linux roda os programas do Windows. A resposta é SIM, ele roda ALGUNS.

Mas se você pretende realmente mudar de plataforma, ou seja, parar de usar o Windows e mudar para o Linux, você deve partir da premissa que o Linux é seu sistema operacional principal e não mais o Windows.

Assim, você deverá procurar programas e periféricos compatíveis com o Linux, da mesma forma que você faz quando utiliza o Windows, o MacOS, ou qualquer outro sistema. Esqueça o Windows!

O Windows também não roda todos os programas do Linux, e o Macintosh com seu MacOS também não roda de tudo. Seria perfeito se tudo funcionasse em qualquer plataforma, mas esse dia ainda está por vir. :)

Você verá nas próximas matérias que o Linux possui programas que atendem a grande maioria das pessoas e que migrar para ele não representa nenhuma dificuldade e no final das contas você não correrá o risco de ser processado por usar um sistema sem licença.

Quem já usa o Windows se adapta fácil ao Linux?

SIM! Qualquer pessoa que já teve contato com o Windows pode facilmente utilizar o Linux. E além disso algumas distribuições do Linux são facílimas de instalar e outras sequer precisam de instalação, pois rodam direto de um CD. Essas distribuições que rodam diretamente de CDs são chamadas 'Live CD'.

O Kurumin roda direto do CD, bem como o Knoppix (origem do Kurumin), o SuSe Live, o Mandrake Move e muitos outros. Essas versões que rodam do CD são ótimas para que você tenha um contato com o Linux sem a necessidade de instalar nada no seu computador. Assim você descobre se todos os componentes do seu computador vão funcionar no Linux, como por exemplo sua placa de vídeo, seu modem, sua impressora, seu scanner, etc.

Além das versões 'Live CD' existem outras super simples de instalar por não perguntar praticamente nada! Perguntam apenas se você deseja utilizar o disco rígido (também conhecido por HD ou Winchester) todo ou parte dele. Essa opção de utilizar somente uma parte do HD é para quando você quer preservar o Windows, por exemplo. Assim, toda vez que ligar o micro, você poderá escolher, através de um menuzinho, se deseja carregar o Windows ou o Linux.

Agora, se você leu tudo aqui, deve estar se perguntando:

- Ahhhh.. mas e as telas .. como é? Não vou me perder? Onde eu clico? Tem Outlook Express? Tem Internet Explorer? É difícil configurar a Internet? Roda o office? E os joguinhos? Tem o joguinho de paciência?

Se você já usa Windows posso lhe assegurar que você não vai se perder, o Outlook Express e o Internet Explorer não rodam bem no Linux, mas no seu lugar existem programas que são praticamente CLONES dos mesmos e funcionam da mesma forma. A Internet é facílima de configurar e os documentos criados no Office como por exemplo documentos do Word, planilhas do Excel e apresentações do Powerpoint abrem sem problemas e podem ser editados no Linux através de outros aplicativos que são compatíveis com o Office da Microsoft, embora não tenham sido criados pela Microsoft. Sem dificuldades.

E os joguinhos, bem, os jogos que precisam de DirectX dificilmente rodam no Linux. Mas existem jogos para Linux, gratuitos, que já vem incluidos em praticamente todas as distribuições e muitos outros você encontra para baixar gratuitamente na Internet. Já o jogo de cartas chamado 'paciência' tem no Linux e é mais legal que o do Windows! :)

Fonte: www.gratis.com.br

1 comentários:

Carlírio Neto disse...

Saudações

Paulo, um texto sobre o Linux no seu blog...
...
...
...
...é muito legal.

Porém, precisa de uma pequena atualização, e de cunho pessoal.

Mas está ótimo.

Até mais!

Postar um comentário