Saiba como proteger o seu computador, confira dicas para evitar programas indesejados


Uma das maiores preocupações de usuários da informática é a contaminação de seu computador com programas indesejados, denominados popularmente como "vírus". O vírus é um pequeno programa desenvolvido por programadores ou hackers com a intenção de apagar, danificar ou roubar informações e arquivos do computador. Ele recebe esse nome justamente por assemelhar-se a um vírus humano, se multiplicando dentro máquina sem que o dono perceba.
Para evitar futuras dores de cabeça, leia algumas dicas de como identificar e se proteger desses programas maliciosos.

Como posso ser infectado?

A maioria das contaminações acontecem por meio de e-mails com links, que geralmente prometem vídeos inéditos, fotos suas que circulam na internet indevidamente, promoções ou golpes como nome sujo e situação irregular no banco. Outra causa bastante comum é a desatualização do sistema operacional, que não possui as atualizações de segurança mais recentes instaladas no computador e fica vulnerável à programas que descobrem "brechas" no sistema. Ainda existem outras causas secundárias, mas menos recorrentes, como a transferência de um arquivo infectado por pendrive.

Principais tipos de vírus

O vírus possui diversos tipos, caracterizados pelos danos que causam e frequentemente recebem o nome em inglês. Os mais recorrentes são o warm, trojan (ou cavalo de Tróia), spyware, phishing, spam e scam.

Warm:
É um programa que se multiplica automaticamente em uma rede e envia cópias de si mesmo de computador em computador. Ele usa brechas de segurança em sistemas e softwares para infectar o computador.
Trojan (Cavalo de Tróia):
Programa malicioso que é instalado no computador sem que o usuário perceba. Pode vir de fontes confiáveis em anexos de e-mail, supostas atualizações de softwares ou janelas do tipo pop-up. Ele abre brechas na máquina para seu controle remoto, seja pela invasão de hackers ou outros visitantes indesejados.
Spyware (Programa Espião):
São programas que se instalam em um computador sem que o usuário veja, às vezes, junto com outro programa que estava sendo baixado. Eles recolhem informações sobre o usuário, como hábitos de navegação, e as transmitem para outro computador.
Phishing:
Golpe que utiliza e-mails não-solicitados, aliados a sites fraudulentos (mas similares aos originais) como "isca" para roubar dados pessoais. A vítima clica no endereço falso e um código malicioso é instalado na máquina. Ao digitar a senha e login, o usuário acaba fornecendo sem perceber essas informações aos criminosos.
Spam:
É todo tipo de mensagem que você não deseja receber e provavelmente, nem se cadastrou e (ou) autorizou o seu envio. Algumas mensagens ainda contêm linguagem ofensiva e suregerem links para outros sites.
Scam:
Qualquer tentativa de golpe com objetivo de roubar dinheiro do usuário. Pode ser por exemplo, uma mensagem oferecendo dinheiro caso você cumpra uma determinada tarefa, como "Você acaba de ganhar R$ 1 milhão! Clique aqui para receber seu prêmio." A fraude também pode ocorrer e e-mails com falsas ofertas em sites, como medicamentos controlados com desconto, mas que não são entregues ou são falsificados.

Sintomas

Alguns sinais que mostram que seu computador pode estar em risco são: lentidão, exclusão ou alteração de dados, travamento regular da máquina ou então, ou em casos mais graves, o computador não ligar.

Como se proteger

O primeiro mandamento básico para evitar vírus em seu computador é possuir um antivírus sempre atualizado. Caso você clique em algo ou instale um vírus, o programa logo o alertará de que um programa malicioso está tentando acessar seu computador e removê-lo.
Outra medida muito importante é não clicar em anexos de e-mails duvidosos, mesmo que sejam de alguém que você conheça. Atenção: bancos e entidades como Serasa nunca enviam e-mails para informar situação irregular ou pedir recadastramento; o serviço sempre é contatado por cartas ou telefone. No caso tenha dúvidas a respeito, ligue para o seu gerente ou a organização/entidade.
Nunca clique em links desconhecidos que não sejam provenientes do sistema ou que você tenha 100% de confiança. Fique de olho: endereços que iniciam com https:// usam um protocolo de segurança e não apresentam risco. Se estiver navegando em um site e uma mensagem aparecer pedindo para instalar um programa, verifique primeiro se ele procede com o que você estava fazendo anteriomente.
Evite salvar senhas em computadores públicos ou permitir que desconhecidos tenham acesso ao seu computador. Nunca se sabe quem está por trás da tela.
Por último, mantenha sempre atualizado o firewall e as atualizações de segurança de seu sistema. Deixar para instalar no "outro dia" uma atualização importante pode acarretar sérios danos em sua máquina no futuro.

Programas preventivos

Existem diversos programas que monitoram o computador em situações de perigo. Alguns dos mais conhecidos são o Norton, o McAfee e o AVG. Caso você não possa pagar por eles, também existem programas gratuitos que são muito bons. São alguns deles: o Microsoft Security Essentials, o Avira AntiVir Personal, o Avast Free Antivirus, o PC Tools AntiVirus Free e a versão gratuita do AVG.
Para se prevenir de ataques de vírus também é recomendável que você mantenha um backup atualizado de seus arquivos do computador, pois se você perder o HD, poderá copiá-los novamente quando a máquina for restaurada. De preferência faça essa cópia em outro lugar sem ser a máquina, como um HD externo ou mídia do tipo CD, DVD e pendrive.


Fonte: Stephanie Hering

0 comentários:

Postar um comentário