Vírus Lizamoon afeta milhões de sites

"Lizamoon" é o nome do novo virus que ameaça a web infectando milhões de páginas com um sistema de "injeção mássiva" de código que redireciona a uma página falsa para enganar aos internautas, segundo a empresa de segurança Websense.

Websense calcula que 1,8 milhões de páginas podem estar infectadas pelo virus, uma cifra que aumenta a quatro milhões segundo os cálculos da CNNMoney.

O vírus está presente na rede desde dezembro de 2010, porém nos últimos dias sua infecção cresceu exponencialmente .

O vírus infecta o código SQL das páginas que pretende atacar com o objetivo de quando os usuarios acessarem a elas sejam redirecionados a páginas como 'lizamoon.com'.

Nestas páginas, os usuários se deparam com uma mensagem que se faz passar pelo Centro de Estabilidade do Windows para enganar ao usuário afirmando que seu equipamento está infectado por um alto número de vírus e recomenda a aquisição de um antivírus. O código malicioso se aloja ao sistema e um software com nome Windows Stability Center se instala automaticamente.

A partir daí, o programa utiliza um recurso bastante habitual neste tipo de vírus, informando ao usuário de um alto número de problemas em seu PC e recomenda utilizar a versão paga de softwares pagos para q resolução do problema.

O código malicioso apenas redireciona para um site fraudulento uma vez para cada IP para detectar, de modo que o usuário que tem sido ligado a uma página como "lizamoon.com 'você pode acessar o site procurando uma segunda tentativa.

Páginas de empresas são os mais afetados, como os grandes portais como o iTunes, que também foi agredido pelo vírus.

0 comentários:

Postar um comentário