Ciclo de Vida de Software (Alpha, Beta, RC, Final e Outdated)


É muito comum ver softwares com nomes estranhos, como Alpha, Beta, RC, mas você sabe o significado de algum deles? Isto é absolutamente normal entre usuários normais. Estes nomes são usados como referência na vida dos softwares, vida? softwares tem vida? digamos que todo criador considera sua criação uma vida, portanto os programadores também tem suas fases de desenvolvimento em seus programas.

Antes de um programa ser lançado ao mercado ele passa por suas fases de teste que são chamadas de Pre-Alpha, Alpha, Beta e RC, veja seus significados.

Pre-Apha
Primeira Versão instável de um programa, ainda a ser testado, todos os defeitos que foram corrigidos foram apenas para garantir que o programa fosse compilado e preparado para testes, programas com esta etiqueta geralmente não são lançados no mercado, pois possuem mais erros do que funcionalidades, é apenas um esboço do software, o termo final seria "Compilado para testar".

Código fonte qualquer de um programa

Alpha
Após corrigir os erros críticos de um programa, a versão alpha é lançada, ela é responsável por ser a primeira versão de um programa a ser testado e muita vezes é divulgada para uma comunidade, o que é mais comum em softwares com o código fonte aberto, porem essa versão divulgada não é recomendável para uso, pode se encontrar vários erros de estabilidade, segurança e confiabilidade do aplicativo, portanto, alpha se define como Primeira versão de testes.


Android em Desenvolvimento
Beta
Usuários do Orkut vivem se perguntando o que é esse nome, o termo beta é na verdade a segunda versão de testes de um programa, após corrigir todos erros encontrados na alpha, a versão beta é divulgada, ainda possui erros, porem já é mais estável e seu desenvolvimento é continuo, corrigindo os defeitos encontrados e adicionando novas funcionalidades, pessoas que testam estes softwares são chamados de Beta Testers.

Uma fase beta pode receber dois nomes diferentes, dentre eles Open Beta e Closed Beta, o que é nada mais que Teste aberto e Teste Fechado.

Ilustração de Beta Testers encontrando Bugs no programa.

RC (Release Candidate)
Quase terminando um programa, todos já encontraram e corrigiram o máximo dos defeitos possíveis, o programa passa por uma fase de testes final, mostrando o potencial do programa, caso nenhum erro for apresentado, o programa recebe sua documentação final e alterações no código necessárias para lançar de vez ao mercado, por fim, evolui para sua versão final.

Agora que o software aprendeu a andar depois de engatinhar todo esse tempo, ele chegou a sua versão final.

Demonstração da RC do Windows 7

Final ou Stable
Versão estável de um programa, testado e aprovado, pronto para ser usado o programa ganha um instalador, documentação, páginas de Internet para suporte, divulgação e por fim pode ser usado.

Software pronto para uso

Atualizações ou Updates
Após algum tempo no mercado, o programa precisa se mostrar funcional, adicionando novas funcionalidades pedidas por usuários do programa, ou até mesmo porque eles decidem dar mais enfase ao programa criado, não importa o motivo, seja por correção de falhas, aprimoramento de recursos, os programas precisam ser atualizados. É nesta fase que se entram as subversões.

Veja um exemplo de subversão, na versão 1.2 o algarismo 2 se trata de uma subversão, ou seja, após seu lançamento final (1.0) ele sofreu modificações, porem mantendo o mesmo código original, por isso o 1.2.

Mas um dia com o avanço da tecnologia, o código já estará obsoleto, precisando ser criado novamente, com novas funções, novos métodos e novas tecnologias, vindo a versão 2.0, quando esta chega ao mercado, podemos dizer que versões anteriores são desatualizadas ou outdates.

Atualizar com a necessidade dos clientes.


Suporte encerrado ou Outdates
Versão anterior de um programa que não está mais recebendo suporte, devido a empresa ter lançado uma versão nova do programa, ou ter encerrado seu desenvolvimento. Quando uma nova versão é lançada, os desenvolvedores ainda mantem o suporte de versões anteriores por um determinado tempo, porem mesmo assim ainda recomendam a atualização.

Um belo exemplo de Outdated.

0 comentários:

Postar um comentário