Como Escolher um Plano de Saúde de Maneira Adequada

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Atualmente é muito importante poder contar com um bom Plano de Saúde, com boas opções médicas e boas alternativas caso haja necessidade (é claro que ninguém quer precisar). Como existem várias opções no mercado, é bom saber qual plano de saúde escolher. Estava navegando pela internet e achei grandes dicas para este fim.

São 10 dicas que vão lhe ajudar a escolher um bom plano de saúde:

1.) Escolha um plano de saúde adequado às suas necessidades. Existem homens, por exemplo, que
pagam o módulo obstetrícia sem saber. Nesse caso, o cliente pode cancelar o aditivo e pedir a devolução proporcional das parcelas quitadas.
2.) Peça referências dos hospitais credenciados. Nem todos precisam ser cinco estrelas, mas pelo
menos um deles deve dispor de condições mínimas, como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e oferecer, entre outros tratamentos, sessões de quimioterapia e radioterapia.
3.) Questione o alcance territorial do serviço. Os convênios, mesmo que regionais, têm de prever
atendimentos em outras localidades e não somente na cidade em que você mora. Por lei, a empresa deve contar com a hipótese de urgência para usuários em trânsito.
4.) Caso deseje um plano com reembolso de consultas, analise o prazo e as condições para a
devolução do dinheiro. Busque um com valores compatíveis aos de mercado, em especial se já contar com médicos de sua confiança que não atendam por convênio.
5.) Informe-se sobre as condições para emissão de guia de autorização para consultas e exames.
Algumas operadores exigem a presença do cliente em sua sede em dias e horários limitados. Isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Elas têm de oferecer outro meio, como e-mail ou fax, para disponibilizar o documento.
6.) Todas as seguradoras devem estar credenciadas na Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS). Antes de fechar contrato com uma empresa, entre no site www.ans.gov.br, confira qual a nota atribuída a ela e veja se conta com um desempenho satisfatório na avaliação.
7.) Verifique no site do Procon (www.procon.sp.gov.br) ou no do Tribunal de Justiça de seu estado
o número de reclamações ou de processos da seguradora. Esse é considerado um bom termômetro para medir a aceitação da firma em relação aos demais clientes.
8.) Antes de contratar um plano, faça um teste. Ligue no serviço de atendimento ao cliente para
tentar utilizar algum serviço. Arrisque, por exemplo, marcar um exame de rotina e analise a recepção e a rapidez em responder às suas dúvidas e expectativas.
9.) Preste atenção ao pagamento das mensalidades. A operadora pode cancelar o contrato quando
houver atrase de mais de 60 dias, consecutivos ou não. Na prática, ela deve enviar uma notificação ao cliente, mas isso não costuma acontecer com muita freqüência. Assim, cabe a você consultar um advogado. Em geral, as decisões judiciais têm sido favoráveis aos consumidores.
10.) Lembre-se das promessas da companhia, pois a propaganda é um compromisso do fornecedor com o cliente. Em caso de não cumprimento de algum serviço divulgado, a Justiça garante os direitos do comprador.

fonte: Oncoguia

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