Dicas de Como Fotografar Bem

Você olha para aquelas fotos de famosos e fica admirada?
Ou você procura na internet paisagens e se depara com imagens tão perfeitas que parecem mais pinturas?
Seja lá o que for, relaxa! Nós temos um conjunto de dicas pra você fotografar bem e arrasar nos álbuns da família.

Você não precisa de uma câmera profissional nem de lentes super caras para poder com a sua máquina compacta tirar fotos boas.

E através dessas dicas você irá perceber que a qualidade das fotos vai muito além de uma câmera.

- Enquadramento.

A maioria das pessoas tendem a colocar o objeto a ser fotografado no centro, pois eu tenho algo a te dizer sobre isso. Que tal testar outro ângulo?

Existe uma regra básica dos terços que se assemelha a “uma grade” em que a tela se divide em 9 partes iguais. Algumas câmeras oferecem esse recurso, caso a sua não tenha é possível dividir mentalmente a tela.

Você pode visualizar os objetos nos mais variados ângulos, não tenha medo,ouse! E verá o quanto as fotos podem ficar mais ricas e multidimensionais sob esse ponto de vista.

- Organize elementos de composição.

Escolha um lugar que tenha uma quantidade boa de entrada de luz e seja criativa. Use lenços, caixas, acessórios..etc. Misture cores, contraste a parede branca com um item vermelho, crie algo novo.

Monte um ambiente de acordo com a “modelo” e valorize os pontos de iluminação e efeitos.

- Defina os planos.

É importante definir qual vai ser o objeto de destaque e mante-lo em primeiro plano. Muitas câmeras digitais possuem o modo “automático” que define os níveis de compensação e podem desfocar um segundo plano para privilegiar o primeiro. O recomendável é utilizar o modo manual ou alternar entre os modos de cenas adequados, tais como: Ensolarado, nublado, noite…etc.

E pra concluir é extremamente importante a sensibilidade, muitos fotógrafos consagrados hoje não tinham o domínio das técnicas e se destacaram nesse ramo.

Esteja sempre atento a pequenos detalhes e irá se surpreender com o que a natureza oferece.

Fotos Panorâmicas

Muita gente acha que é dificil ou que precisa de um equipamento fora do normal para fazer uma foto panorâmica, o que pouca gente sabe é que é extremamente fácil e pode ser feito com qualquer câmera digital e usar o Photoshop ou outro software como o Windows Live Photo Gallery.

Primeiro precisamos fazer as fotografias, dividi isso em dois passos.

  1. Regulagem da câmera: A primeira coisa que se deve saber é que utilizar o modo automático na câmera pode trazer problemas como fotos mais claras e outras mais escuras. Procure utilizar a câmera no modo manual e faça uns testes, caso consiga uma foto com boa iluminação podemos seguir para a próxima etapa.
  2. Fotografe da esquerda para a direita: Comece a fotografia da ponta mais a esquerda, faça a primeira foto e gire um pouco para a direita, faça outra foto, e assim por diante. Não economize nas fotos, mas também não exagere.

Minhas fotos ficaram assim:

Com as fotos vamos a mágica, no Photoshop clique em File/Automate/Photomerge.

photomerge

Clique em Browse Files, selecione as fotos previamente feitas e clique em OK. Assim aguarde enquanto o Photoshop faz a sua parte, no final recorte as sobras e pronto, temos uma belissima foto panorâmica.

photomerge-open

Depois que o Photoshop fizer seu trabalho temos a panorâmica do início desse post. caso queira ver em tamanho maior acesse meu flickr: http://www.flickr.com/mauriciorech e clique no set Panorâmicas.

Fotografando Pessoas eu uma Paisagem

Sempre em viagens tiramos muitas fotos em postos turísticos, lugares bonitos e paisagens, mas nem sempre quem não é familiarizado com as fotos consegue mostrar todo o potencial do lugar onde se está quando se quer aparecer bem na foto. Vou falar algumas dicas simples que possa ajudar que suas fotografias nas próximas férias sejam mais do que boas recordações.

Use a regra dos terços: Ao organizar o objeto na foto, mentalize alguns traços dividindo a imagem em 3 partes na horizontal, e 3 partes na vertical. Nos pontos formados pelas linhas que fazem essa divisão faça a composição da sua imagem, como na figura abaixo

.regra-dos-tercos

Use a luz natural: Note na foto acima que eu estava de frente para a luz, infelizmente a hora que chegamos na praia da Joaquina em Florianópolis o sol estava batendo bem em meu rosto e acabei ficando com os olhos fechados. Mas isso tem um lado bom, usamos somente a luz natural!

Use o flash: Mas como, primeiro usar a luz natural e depois usar o Flash? Como assim? Calma gente, é simples, quando você for fotografar em um por do sol como fará? Simples, use o flash! Com o flash o fundo e a sua imagem irão aparecer, e a foto vai ficar maravilhosa.

By Maurício Rech & Paaty Prado



0 comentários:

Postar um comentário